segunda-feira, 28 de julho de 2008

Título III - Dos livros

   Nos últimos dias, redescobri minha paixão pelos livros. Nos períodos de férias, ela sempre se torna mais intensa. Com o tempo livre, posso desfrutar mais pacientemente dos volumes que eu tenho em casa e daqueles que encontro na biblioteca da UFPI. Gosto de senti-los, de degustá-los, de apreciá-los palavra por palavra.
   Cresci em meio às histórias em quadrinhos, Coyotes e livros amarelados do meu pai. Mesmo tendo rabiscado e rasgado muitas dessas publicações, elas me perdoaram e me aceitaram como sua fiel admiradora. Aprendi a amar os clássicos  do Batman, o humor sutil de J. Mallorqui e as páginas poeirentas de Tarzan, o magnífico. Aprendi a amar também as estantes de bibliotecas, e criei o hábito de passear sem rumo por elas. Os livros são tão fascinantes... Uma fonte inesgotável de conhecimento. O incentivo maciço e eficiente à leitura contribuiria bastante para a construção de um país mais consciente.
   Livros e prática esportiva: eis aí minha fórmula para melhorar o sistema de ensino brasileiro e para salvar o mundo. Parece tão simples...

-------------------------------------------------------------------------------------------------
  • Dia desses, enquanto eu lia A menina que roubava livros, de Markus Zusak (obra que recomendo a todos os públicos), minha irmã fez um trocadilho, referindo-se a mim: "A menina que devorava livros", ela disse. Não pude deixar de me sentir elogiada.

  • As eleições municipais se aproximam e os carros de som já percorrem a cidade, reproduzindo peças musicais de gosto duvidoso. Santa paciência...
  •   No fim de semana, participei do Seminário Latino-Americano de Comunicação, cujo tema foi "Comunicação e rádio para o desenvolvimento local". Conheci as iniciativas de muitos comunicadores renomados que se dedicam ao aumento da capacidade crítica do público. Virei fã do jornalista Élson Faxina. As palestras foram muito boas (sem falar no sachê de castanhas torradas que eu ganhei como cortesia...).

  • Minhas férias estão acabando. Vou aproveitar meus últimos dias de moleza para comer, dormir, ler e devanear.
Abaixo, um belo vídeo produzido pela WWF Brasil, em defesa do meio ambiente.


   


    
   

Um comentário:

. disse...

"Livros e prática esportiva: eis aí minha fórmula para melhorar o sistema de ensino brasileiro e para salvar o mundo. Parece tão simples..."

Meu eu-lírico: Disseste tudo.